domingo, 22 de março de 2009

G36 (VARIANTES)


DESCRIÇÃO
O Fuzil HK G-36 é resultado dos estudos para a substituição dos fuzis em uso no exercito alemão. O G-36 foi desenvolvido como um fuzil modular, com capacidade de se montar acessórios nele facilmente e sem a necessidade de se usar a mão de um armeiro, oque facilita a capacidade de adaptação tática da tropa. Seu sistema de funcionamento é o de tomada de gases com trancamento rotativo, o que melhora a confiabilidade do fuzil. Esse sistema de funcionamento é uma novidade nos produtos HK, que sempre usou o trancamento por roletes.
Acima: A pequena carabina G-36 C em cima da maleta de transporte. Sem duvida é uma arma racional e com uma solução para uso tatico bastante eficaz. Esta carabina já está em uso pela policia federal do Brasil em mais uma sabia escolha de equipamento feito por aquela corporação.
O G-36 é construído, quase na sua totalidade, em plástico (polímero de alto impacto), sendo que as partes metálicas, são as poucas que ainda não seria seguras para serem construída com polímero, como o cano, cabeça do trancamento do ferrolho e molas. Essas peças em metal foram tratadas com cromo duro, e tenneferização (acabamento usado nas partes metálicas das famosas pistolas Glock), que torna a peça virtualmente indestrutível.
Atualmente o exército alemão, o espanhol e o norueguês estão usando este fuzil. Nos Estados Unidos, muitas forças policiais e agencias do governo, também estão sendo equipado com essa excelente arma, provavelmente o melhor do seu tipo no mundo. A coronha de todas as versões deste fuzil é rebatível, permitindo maior facilidade de transporte em lugares apertados, e o carregador, é de polímero semitransparente, o que torna a visualização da quantidade de munição muita fácil e rápida, além de serem mais resistente e leves que os carregadores tradicionais de aço como os do AR-15/ M-16. Ainda nos carregadores existem dois encaixes nas laterais deles, que permite acoplar outros carregadores, um nos outros, tornando a troca de carregador, também muito rápida.
Acima: Soldados da força aérea dos Estados Unidos (USAF) testam o HK G-36 sob a supervisão de instrutores alemães.
A versão básica do fuzil G-36 tem um metro de comprimento e um cano de 480 mm. A mira, dessa versão, é um modulo que contém uma luneta com aumento de 3.5X com um ponto vermelho que permite executar o tiro com precisão até 800 mts, e um visor óptico, com um ponto vermelho também, mas sem aumento, para acoplamento de alvos até 200 metros em rápida visada. Miras compostas como essa estão cada vez mais comuns nos projetos modernos
Acima: Nesta foto, elementos de um departamento de policia norte americano fazem treinamento com seus G-36K, a versão ideal para uso urbano do G-36.
A versão curta deste fuzil é chamada de G-36K (de Kurtz), pensada para operações especiais e para pára-quedistas. Essa versão tem 86 cm de comprimento total e seu cano possui 320 mm. Essa versão, na minha opinião, é a mais interessante como arma padrão da tropa, sendo que a versão básica (maior), eu usaria para tiros de precisão, e para ser usada como metralhadora leve (versão MG-36), que mostrarei a frente. Para operações policiais esta é a versão mais usada pelas agencia de segurança pública, junto com seu irmão menor o G-36C que é a versão mais compacta da série, e desenhada para ser usada com arma de “invasão” ou comando , por suas dimensões serem as mesmas de uma submetralhadora HK MP5. Esta arma mede 72 cm com a coronha estendida e seu pequeno cano tem 228 mm, não sendo indicada para tiros em distancias maiores de 50 metros.
Acima: Um exemplar do G-36K com uma mira optica novos trilhos acima e na lateral da telha da arma.
Acima: Um soldado norte americano durante testes com a versão carabina G-36C. Notem a manopla de manobra montada sob a telha e o carregador extra acoplado ao carregador inserido na arma.
Existe uma versão com cano reforçado chamada MG-36, equipado com carregador BETA de 100 tiros para uso como metralhadora de apoio de fogo. Possui o tamanho da versão básica do G-36 e é equipada com um bipé no fim da telha para apoio em tiros de rajada. Esta versão é muito útil para se conseguir uma padronização do equipamento. Normalmente a arma que faz o papel de metralhadora de apoio de fogo é uma arma totalmente diferente do fuzil e muitas vezes mais pesada também.
Acima: Um exemplar da metralhadora de apoio MG-36 com o bipé estendido e o carregador Beta de 100 tiros montado.
Para o mercado civil, a Hecker and Koch criou uma versão especifica do G-36, otimizada para uso esportivo chamado SL-8, que usa o mesmo calibre, o 5,56 X 45 mm, mas com uma ergonomia completamente redesenhada para o conforto do atirador. Nesta versão um trilho picatinny, bastante longo, está montado acima do rifle facilitando a instalação de boas lunetas de precisão. Infelizmente, por se tratar de um equipamento de altíssima qualidade, o seu preço é elevado também, chegando aos U$ 3500,00 dólares no mercado norte americano. Esse mesmo rifle, está sendo vendido no mais pesado e novo calibre .30 ou 7,62 X 37mm, chamado SL-9 e que tem tido um uso misto para esporte e para uso de "sniper" ou atirador de elite.
Acima: A versão civil do G-36, conhecido como SL-8, possui um desenho diferente da versão militar, otimizando a postura para o tiro esportivo.
Recentemente o exercito dos Estados Unidos e o departamento de defesa americano avaliaram uma proposta da Heckler and Koch para um substituto do famoso M-16 / AR-15 como armamento padrão do infante do exercito norte americano. O fuzil HK XM-8, um derivado do G-36, foi amplamente testado pelos soldados dos Estados Unidos, sendo que alguns foram mandados até para o Afeganistão. Porém o alto custo da mudança de armamento, sem que houvesse uma vantagem muito grande do novo armamento sobre o M-16, acabou por terminar o programa do XM-8. O exercito busca uma arma com possibilidade de mudar de calibre e assim impor uma maior vantagem tática no campo de batalha, algo que com o XM-8, original, não estava sendo possível.
Acima: O HK XM-8 desenvolvido para o exercito dos Estados Unidos, é baseado no G-36, porém, não obteve sucesso em conseguir uma encomenda por não ter a capacidade de mudar de calibre como muitas das novas armas que estão entrando no mercado.
FICHA TECNICA
Calibre: 5,56 X 45 mm.
Miras: Uma mira reflex e uma luneta com aumento de 3X
Carregador: 30/ 100 (beta).
Taxa de tiro: 750 tiros/ min.
Peso vazio: G36:3.6 Kg/ G36K: 3.3 Kg/ G36C: 2.8 Kg
Comprimento: G36: 99.9 mm/ G36K: 860 mm/ G36C: 720 mm
Comprimento do cano: 228 mm, 320 mm e 480 mm dependendo da versão.
Sistema de operação: Ferrolho rotativo com tomada de gases
Cadencia de tiro: 750 tiros/min
Acima: O G-36 é compativel com o uso de lançadores de granadas. Aqui temos um AG-36 de 40 mm montado num G-36K.
Acima: Temos uma foto com todos os acessórios que uma replica de ar comprimido da carabina G-36C pode usar em treinamento. Esse tipo de replica é bastante comum no mercado americano. além do realismo do treinamento, essas replicas proporcionam um maior grau de fidelidade das situações taticas no treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário